O termo psicopata é frequentemente associado a um vilão assustador e facilmente identificável que você vê em filmes de terror.
Mas os psicopatas nem sempre são tão agressivos ou ameaçadores na vida real.
Na verdade, muitos deles são membros bem-sucedidos da sociedade e há uma boa chance de você ter se deparado com um deles em algum momento e nem ter percebido.
No entanto, a psicopatia é uma forma grave de transtorno de personalidade antissocial que afeta o humor, o pensamento, a tomada de decisões e o comportamento geral de uma pessoa.
Estima-se que 1% da população geral pode ser classificada como psicopata.
Eles existem em diferentes culturas e origens étnicas. Também é possível exibir vários traços
associados à psicopatia sem se qualificar como psicopata.
E como muitos desses indivíduos aprendem a se misturar e agir como todos os outros, você deve aprender a identificá-los para poder se proteger.
Aqui estão 10 sinais de alerta a serem observados!
Número 1 – Charme superficial e carisma
Psicopatas tendem a parecer bastante envolventes na superfície. Eles costumam ser charmosos e bons conversadores que parecem saber exatamente as coisas certas a dizer. Embora essas pessoas não tenham empatia genuína, elas geralmente são hábeis em fingir comportamentos pró- sociais, como bajulação, gentileza e até simpatia.
Eles são capazes de se transformar em uma persona completamente fabricada para influenciar os outros.
Número 2 – Crueldade subjacente ou uma faixa média
Esse charme e carisma superficial tende a se desgastar com o tempo, revelando uma frieza subjacente, e um psicopata começará a exibir momentos frequentes de crueldade ou maldade.
Eles têm uma propensão a desconsiderar a própria comunicação, inflando-a e distorcendo -a para seus próprios objetivos egoístas. Isso inclui fofocar, comentários mordazes, atacar os outros ou se divertir ferindo ou envergonhando alguém. Crueldade e maldade são características comuns de psicopatas e normalmente levam a um padrão de violação dos direitos de outras pessoas.
Número 3 – Formas anormais de pensar
Porque seus cérebros são conectados de forma diferente, os psicopatas são mais propensos a ter pensamentos anormais. Como resultado, eles costumam fazer comentários e observações bizarros, estranhos ou desconcertantes durante as interações regulares do dia a dia.
Um psicopata também pode lhe dar um vislumbre perturbador dentro de sua mente distorcida ao falar sobre coisas de que gosta, revelando que não tem absolutamente nenhuma consideração pelos outros.
Número 4 – Necessidade de poder, controle e domínio
Como os psicopatas gostam de dominação e controle, muitos procuram posições de poder e autoridade. Eles são mais propensos a garantir posições de liderança no mundo corporativo, onde podem exercer mais poder sobre o maior número de pessoas. Os psicopatas são frequentemente encontrados entre
líderes políticos, CEOs e gerentes.
Número 5 – Planejamento Estratégico e Calculado
Quando se trata de tomada de decisão, os psicopatas tendem a ser frios e calculados. Eles muitas vezes tramam esquemas intrincados para enganar, manipular e tirar vantagem daqueles que são inerentemente gentis, generosos e confiantes. Isso os torna potencialmente perigosos, pois é difícil prever o que eles farão ou quando eles farão sua jogada.
Número 6 – Desrespeito a Regras, Leis e Normas
Os psicopatas não aderem ao mesmo código ético que o resto da sociedade, razão pela qual frequentemente se envolvem em comportamentos imorais ou até ilegais. Estes podem variar de ofensas menores, como comentários insultuosos ou palavrões, a ofensas mais graves, como crime e violência. E embora nem todos os psicopatas sejam criminosos violentos, traços psicopáticos estão presentes em uma grande porcentagem daqueles que cometem crimes, particularmente crimes violentos.
Número 7 – Exploração de outros para ganho pessoal
Quando se trata de conseguir algo que eles querem, um psicopata usará, abusará e explorará os outros. A fome de poder, fama, riqueza e outros ganhos materiais os leva a extremos e eles farão de tudo para obter o que desejam. Eles não têm nenhum problema em jogar ninguém debaixo do ônibus para avançar, mesmo que seja alguém que os apoiou.
Número 8 – Falta de responsabilidade
Os psicopatas são responsáveis por alguns dos atos ais cruéis, violentos e atrozes da sociedade. Mas eles raramente assumem a responsabilidade por suas ações. Eles são muito mais propensos a colocar a culpa nos outros, dar desculpas e tentar justificar suas ações, não importa o quão horríveis possam ter sido. Mesmo que prejudiquem alguém, um psicopata não sentirá remorso genuíno.
Eles podem nem se incomodar com as consequências de sua ação quando estão em apuros. Isso os torna especialmente perigosos porque são menos inclinados a restringir seu comportamento com base no medo de serem pegos e se sentirem culpados depois.
Número 9 – Mentiras, Exageros e Desonestidade
A mentira patológica é um traço comum entre os psicopatas. Eles facilmente exageram os fatos para inflar seu ego ou influenciar os outros a pensar, sentir ou fazer o que eles querem. Em geral, a maioria das pessoas se sente culpada por ser pega em uma mentira. Mas os psicopatas mentem livres de culpa devido à sua falta de consciência. Na verdade, o engano é um sinal comum de transtorno de personalidade antissocial . Pode até se manifestar como fingir remorso, cuidado e preocupação pelos outros.
Número 10 – Psicopatas de comportamento desapegado
Não têm a mesma ligação emocional que as pessoas comuns, o que explica por que geralmente são frios, cruéis e relativamente despreocupados. Suas anormalidades estruturais cerebrais parecem restringir sua capacidade de experimentar um espectro completo de emoções humanas, tornando-os menos propensos a experimentar sentimentos fortes.
Em ambientes onde os outros estão tristes, chateados, ansiosos ou excitados, um psicopata pode parecer incomumente distante ou apático. Como muitos indivíduos psicopatas são mentirosos patológicos e manipuladores mestres, identificar os sinais pode ser um desafio.
Concluindo
No entanto, quando você tem interações mais frequentes com alguém, é mais provável que seus traços psicopáticos se tornem mais aparentes. O que você acha? Você conhece alguém que tenha algumas ou todas essas características?
Deixe-nos saber nos comentários abaixo!