Para ser reconhecido pelo seu potencial cliente ou clientes como uma boa alternativa, você precisa demonstrar para eles que é confiável. E nada fará isso melhor do que a impressão que você passa para as pessoas com sinais de linguagem corporal.
Sua linguagem corporal nas vendas tem muita influência sobre você. Saiba como usá-lo a seu favor
Não existem muitos vendedores que estão confortáveis com todos os processos da venda.
Na verdade, todo vendedor tem um pouco de aptidão em alguma fase da venda e um pouco de rejeição por outra. E, por algum motivo, esse estágio (estágio difícil) passa a ser o momento em que as oportunidades estão estagnadas.
11 Dicas De Linguagem Corporal No Processo De Vendas
Não importa o estágio de vendas que você encontre, você pode destruir a si mesmo e enfraquecer seu desempenho.
Lembre-se de que, para ser reconhecido pelo seu potencial cliente ou clientes como uma boa alternativa, você precisa demonstrar para eles que é confiável. E nada fará isso melhor do que a impressão que você passa para as pessoas com sinais de linguagem corporal.
Você pode melhorar sua linguagem corporal no trabalho e melhorar a impressão dos clientes potenciais durante o processo de vendas.
Ao fazer isso em todas as etapas você vai não apenas aumentar o desempenho nas vendas, mas vai neutralizar seu baixo desempenho na etapa de venda que mais tem problemas. Afinal, se a linguagem corporal não pode refletir sua maneira de ser, o que é?
Para ajudá-lo, selecionamos 11 sinais importantes de linguagem corporal para venda, que o ajudarão a melhorar seu desempenho.
1. Linguagem corporal: contato “olho no olho”
O contato visual pode marcar sua presença na reunião e se beneficiar disso, pois pode transmitir confiança, atenção e verdade ao mesmo tempo. Isso é uma forma de como “fazer a venda para os olhos do cliente”.
Evitar o contato visual com as pessoas transmite hesitação ou falta de confiança, o que pode enfraquecer suas chances de obter as melhores vendas ou até mesmo enfraquecer seu contato com seu gerente.
Da mesma forma, muito contato visual pode fazer você parecer intimidador e desesperado.
Trata-se de manter contato visual com os clientes por alguns segundos de cada vez. Isso é suficiente para transmitir uma auto-estima mais confiante e não prejudicará sua imagem.
2. Vista-se adequadamente
Uma recomendação comum é vestir-se para o trabalho que você deseja, não para o trabalho que você possui. Isso é absolutamente correto para melhorar as negociações.
Se você quiser ser levado a sério, precisa garantir que está vestindo o traje apropriado para a ocasião e sua posição.
É melhor pecar pelo excesso, sempre optando pelo tom mais formal.
O cliente vai reconhecer seu estilo de vestir como um sinal não-verbal. Em última análise, lembre-se de que seus clientes desejam fazer negócios com pessoas de sucesso.
3. Use um aperto de mão firme e amigável
Como na maioria das reuniões, você precisa iniciar e encerrar a interação por meio de um aperto de mão.
Não se torne paranoico pela ciência por trás do aperto de mão, mas fique atendo a seus fundamentos básicos.
Aperte a mão do cliente com firmeza (mas não com muita força), aperte as mãos duas vezes e mantenha contato visual durante o aperto de mão.
Começar as coisas com um aperto de mão excessivamente suave ou afiado pode deixar uma primeira impressão ruim e definir um tom ruim para a reunião. Preste atenção a essa linguagem corporal nas vendas.
4. Gesticule
Gestos com as mãos podem ser uma fonte de força e expressão. Em vez de ficar parado, contando apenas com as palavras para fazer todo o trabalho pesado, ilustre seus pontos usando movimentos físicos.
No entanto, mantenha seus movimentos sob controle. Gestos ansiosos (como tocar no cabelo) podem indicar falta de autoconfiança.
5. Tenha uma presença confiante
Também é importante posicionar-se como autoridade de uma forma não verbal.
Estabelecer uma ditadura é uma tarefa difícil em uma reunião com estranhos, mas pode ser muito poderosa quando se fala com clientes.
Ocupe o máximo de espaço possível, mantenha os ombros abertos e mantenha a postura aberta. Isso também aumentará sua confiança em si mesmo.
Treine em frente ao espelho.
6. Desenvolva uma boa postura
A boa postura demonstra um ar de confiança e permite que você se envolva mais plenamente com seu clientes.
Sente-se ereto na cadeira com as costas apoiadas no encosto da cadeira, ombros para trás, peito para frente, pés apoiados no chão.
Você também pode inclinar-se um pouco para a frente para indicar sua participação na conversa de uma forma não verbal. Além disso, durante a conversa, cruze cuidadosamente as mãos sobre as pernas ou ao redor de você.
7. Tenha expressões faciais simpáticas
As expressões faciais são um componente-chave da comunicação não verbal e podem efetivamente demonstrar seu envolvimento na conversa.
Ficar parado fará você parecer impessoal e robótico, então mantenha um certo estado para mostrar que você se adaptou à conversa.
O diálogo permite que você sorria com frequência, levante as sobrancelhas para expressar seu interesse e expresse sua seriedade quando necessário.
Você também pode ler as expressões faciais de seu cliente, a fim de obter uma leitura de seus pensamentos durante o curso de sua conversa.
8. Crie um tom direto e natural
Seu tom de voz pode transmitir um sinal que excede suas intenções de linguagem.
Ao falar, tenha isso em mente. Terminar frases com mudanças para cima pode mostrar entusiasmo, enquanto falar monótono pode fazer você parecer você robotizado e hostil.
Procure um tom que mantenha a confiança durante a conversa e só precise enfatizar e quando for necessário desenvolver suas próprias habilidades de comunicação.
9. Demonstre total atenção
Dê à conversa atenção plena. Não olhe ao redor da sala ou para suas notas de telefone.
Toda a sua atenção deve estar no outro. A maneira mais fácil é virar o rosto para a pessoa com quem está conversando e evitar a necessidade de procurar por um segundo a mais.
Se você parecer distraído, você vai causar uma impressão negativa. A linguagem corporal dos olhos será muito importante para isso, não desvie o olhar.
10. Faça Rapport
Sua linguagem corporal diz muito sobre você. E a linguagem de seus interlocutores também.
Quando puder, imite a linguagem corporal de seu cliente – desde que você possa garantir que não vai parecer que está zombando dele.
Essa é uma forma de combinar a energia da sala e manter a empatia com o cliente, e pode torná-lo mais íntimo em um nível subconsciente.
11. Lidere
Tomar a iniciativa é um conselho não verbal para confiança e liderança. Seja o primeiro a oferecer um aperto de mão e seja o primeiro a abrir o tópico da reunião.
Assumir a responsabilidade dessa forma o tornará mais ousado, mais atraente e certamente mais digno de conseguir o que deseja.
Use a linguagem corporal em vendas de consultoria e reuniões
Essas dicas não-verbais têm sido usadas por empreendedores e profissionais de marketing que dominaram com sucesso a linguagem corporal para vender por décadas. Também não devemos esquecer que são tecnologias que os políticos usam amplamente para construir confiança.
Domine as habilidades para usar essas técnicas de maneira natural para que possa projetar mais confiança e autoridade.
Isso permitirá que sua linguagem corporal mostre porque você é a solução mais adequada para resolver os problemas dos clientes e, assim, conquistar novos clientes.
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