De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a falta de informação é o principal motivo para a baixa cobertura vacinal contra o HPV no Brasil.
Quase metade dos adolescentes entrevistados não sabia da necessidade de tomar a vacina, e entre os estudantes de escolas públicas, a dificuldade de acesso à unidade de saúde também foi um obstáculo.
A meta de imunizar 80% das meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos não foi alcançada desde 2014, quando a vacinação começou.
A região Nordeste e Norte são as que têm menor cobertura vacinal, enquanto em Minas Gerais, 47,1% dos adolescentes disseram não saber da necessidade de tomar a vacina.
Os pesquisadores sugerem o fortalecimento de políticas públicas de informação e conscientização para aumentar a cobertura vacinal contra o HPV.
Mais informações aqui: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/12/26/falta-de-informacao-e-o-principal-motivo-para-a-baixa-cobertura-vacinal-contra-o-hpv-no-brasil-revela-pesquisa.ghtml
? Tópicos: