Ansiedade de alto funcionamento é um termo usado para descrever alguém que parece estar funcionando bem, mas tem altos níveis de ansiedade. Pode ser difícil identificar, pois as pessoas com esse tipo de medo geralmente não conseguem realizar suas tarefas diárias.
Eles são bem-sucedidos em suas carreiras e relacionamentos, mas ainda podem sentir que estão sendo dilacerados pelos estressores de suas vidas. E embora a ansiedade de alto funcionamento não seja reconhecida como uma condição de saúde mental por si só, isso não significa que não seja real.
Você pode nem saber que está lutando contra isso, mas há muitas maneiras pelas quais isso pode afetá-lo. Aqui estão 10 coisas que a ansiedade de alto funcionamento faz com que você faça:
Número 1 – Esforce-se pela perfeição
A ansiedade de alto funcionamento é um animal exigente. Por um lado, torna você mais produtivo, mais organizado e mais capaz de resolver problemas.
Mas, por outro lado, se seus esforços não corresponderem aos seus altos padrões, você se sentirá um fracasso. E isso porque a ansiedade de alto funcionamento leva você a buscar a perfeição em tudo o que faz, desde sua aparência até a maneira como trabalha e como trata bem os outros.
E como a perfeição não é atingível, como sempre há espaço para melhorias, nunca se sente que as coisas estão boas o suficiente.
Número 2 – Plano Exagerado
A ansiedade de alto funcionamento faz você esperar e se preparar para o pior. Eles estão sempre em alerta máximo, esperando pelo desastre e tentando evitá-lo.
Você pensa constantemente sobre o que pode dar errado e como reagirá quando isso acontecer. E porque você sempre espera o pior, quando algo de bom acontece com você parece mais uma exceção do que uma regra.
Isso pode levar a muito estresse, não apenas porque você se preocupa, mas porque sente que está sempre preparado para qualquer coisa. O resultado? Você não pode aproveitar as coisas porque está pensando em tudo, menos no momento presente.
Número 3 – Sentir constantemente a necessidade de fazer algo
Se você sofre de ansiedade de alto funcionamento, provavelmente tem problemas para relaxar porque sente que precisa fazer algo o tempo todo.
Seja limpando a casa, trabalhando em um projeto ou planejando as coisas para o próximo mês, sempre tem que ser produtivo. Você está constantemente pensando no próximo passo e nas coisas que precisa fazer.
No entanto, isso pode tornar muito difícil aproveitar seu tempo de inatividade.
Número 4 – Chegar super cedo aos seus compromissos
A ansiedade de alto funcionamento deixa você nervoso, mesmo que você não saiba por quê. O estresse que o acompanha pode levar a muitos sintomas diferentes, inclusive ser muito cedo para tudo.
Não é necessariamente porque você está tentando causar uma boa impressão; É mais como se preocupar em chegar atrasado e ser dominado por sua ansiedade.
Você aparece cedo para que, se algo der errado, você pelo menos tenha tempo de cuidar disso antes que alguém perceba.
Número 5 – Procrastinação
A ansiedade de alto funcionamento pode se manifestar de várias maneiras, uma das quais é a procrastinação: evitar fazer algo procurando outras coisas para fazer.
Apesar de sua personalidade empreendedora, indivíduos com alta ansiedade funcional tendem a procrastinar mais do que outros devido ao seu perfeccionismo e inflexibilidade.
Isso é especialmente verdadeiro se você tem medo de não estar à altura do desafio. É uma forma de escapar de situações que te deixam desconfortável ou ansioso.
Então você pode adiar certas tarefas ou tarefas para o último minuto e depois ter que fazer um esforço para realizá-las.
Número 6 – Pensar demais e ponderar
Uma maneira significativa pela qual a ansiedade de alto funcionamento afeta você é fazendo você pensar e pensar sobre as coisas.
Você pode ter problemas para tomar decisões, sentir que está constantemente se questionando ou ter problemas para dormir porque sua mente simplesmente não desliga.
Mesmo que pareça algo pequeno, seu cérebro vai pegá-lo e correr com ele. É como andar em círculos apenas tentando chegar a algum lugar.
E quando você está constantemente remoendo o passado e o que pode acontecer no futuro, é impossível se concentrar no que está acontecendo agora.
Número 7 – Sentir-se culpado por dizer NÃO
Quando você tem ansiedade de alto funcionamento, dizer NÃO pode ser incrivelmente difícil e você pode se sentir culpado. Você quer ser útil e fazer os outros felizes (e é claro que isso é uma coisa boa), mas na maioria das vezes você se sobrecarrega e assume muito mais do que deveria.
Portanto, se precisar de ajuda, em vez de estender a mão, continue até ficar exausto e, em seguida, caia sob o peso do que quer que esteja em seu prato.
Número 8 – Mantenha suas emoções para fora
Pode ser difícil de ler porque parece que você está no controle, mesmo que esteja lutando por dentro. A verdade é que as pessoas com ansiedade de alto funcionamento geralmente são muito boas em esconder seus sentimentos.
Isso ocorre porque a ansiedade de alto funcionamento dificulta a expressão de emoções, especialmente quando essas emoções são negativas. Você simplesmente não quer sobrecarregar os outros com seus problemas ou deixá-los desconfortáveis, contando-lhes como se sente.
Número 9 – Cerre os punhos e mandíbulas
Pessoas com ansiedade de alto funcionamento geralmente experimentam tensão muscular e desconforto em todo o corpo.
Veja bem, quando você se sente ameaçado ou sobrecarregado por alguma coisa, seu cérebro aciona a liberação de adrenalina, o que o deixa tenso fisicamente para que possa lidar melhor com o que está acontecendo ao seu redor.
Como resultado, mesmo quando você parece sereno, você subconscientemente cerra os punhos ou a mandíbula para tentar liberar essa tensão.
Número 10 – Atenha-se a rotinas e experiências familiares
A ansiedade de alto funcionamento não é apenas ansiedade; É mais do que isso. Você busca constantemente controle e previsibilidade em sua vida cotidiana.
E você fará de tudo para que nada de inesperado aconteça. Isso porque seu cérebro está trabalhando muito para protegê-lo do mundo, mesmo que esteja tornando as coisas mais difíceis do que precisam ser.
Como resultado, você se apega a rotinas e experiências familiares que o fazem se sentir confortável e no controle, e pode se afastar de novas situações ou pessoas.
Caracterizada por preocupação excessiva, estresse e culpa, a ansiedade de alto funcionamento pode tornar muito difícil relaxar e aproveitar a vida, mesmo quando tudo parece estar indo bem.
Agora, isso não significa que você é uma pessoa má ou que há algo errado com você. Significa apenas que a maneira como seu cérebro funciona pode ser difícil em certas situações.
Se você acha que tem os sintomas do transtorno de ansiedade de alto funcionamento, conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a gerenciar melhor suas preocupações.
Se você gostou deste artigo, dê um joinha e compartilhe com seus amigos, para que possamos continuar fazendo.
Não esqueça de conferir nossos outros artigos aqui. Compartilhe com seus amigos e familiares!