CHÁS PARA GASES

Tempo de leitura: 5 min

em 5 de abril de 2022

CHÁS PARA GASES

Uma variedade de coisas pode estar causando esse desconforto gastrointestinal, algumas delas relacionadas à dieta.
Os culpados mais comuns incluem alergias ou intolerâncias alimentares, como glúten; alimentos ricos em fibras, como feijão e grãos; e beber bebidas carbonatadas.

Embora não haja uma solução rápida para o inchaço, beber uma xícara de chá quente (ou frio!) pode oferecer alívio. Alguns chás, a maioria deles de ervas, podem relaxar o trato intestinal, aliviando assim o inchaço.

Tenha em mente que esses chás para gases não devem substituir o tratamento médico para condições crônicas de saúde. Mas bebê-los pode ajudá-lo a se sentir melhor quando o temido monstro de inchaço morder.

COMO PREPARAR CHÁS MEDICINAIS

Uma observação sobre o tempo de preparação do chá: os chás de ervas são distintos dos chás preto, verde e oolong por vários motivos. O último grupo de chás, que contém cafeína, são todos derivados da mesma planta; a maioria das pessoas os deixa em infusão por 3-5 minutos. Se você exagerar nos chás, extrairá mais taninos, criando uma bebida adstringente.

Por outro lado, os chás de ervas podem ficar em infusão pelo menos duas vezes mais – o sabor pode ficar mais forte, mas não ficará amargo. Há até um benefício potencial para tempos mais íngremes: você pode extrair mais propriedades medicinais. Todos os chás listados abaixo, exceto matcha, são de ervas; deixe-os em infusão por 10 minutos na primeira vez que você os preparar. (Você pode ajustar as infusões subsequentes, deixandoas em infusão por mais ou menos tempo, de acordo com o gosto.)

CAMOMILA

A camomila é uma das opções de chá de ervas mais populares do mundo. Compreensivelmente: as flores secas de camomila têm uma doçura natural, além de serem repletas de compostos vegetais bons para você, como flavonóides. Os flavonóides da camomila podem ajudar a relaxar os músculos intestinais e reduzir o inchaço.

RAIZ DE DENTE-DE-LEÃO

Se você estiver se sentindo inchado, isso pode ajudar a eliminar qualquer água extra que esteja armazenando. Durante anos, as pessoas usaram soluções naturais como o dente-de-leão (isso mesmo, a flor) para estimular a micção. Agora, a pesquisa sugere que este remédio popular pode ter alguma base: as pessoas que tomaram 226 GRAMAS de extrato de dente-de-leão em um dia não apenas fizeram xixi com mais frequência, mas também em maiores quantidades. Seus hábitos no banheiro voltaram ao normal no dia seguinte ao experimento. Não sabemos ao certo se você verá os mesmos efeitos bebendo chá de raiz de dente-de-leão, mas vale a pena experimentar o sabor quente e torrado.

FUNCHO

Uma planta com uso de longa data na Europa, a erva-doce se parece um pouco com o aipo. Toda a planta de erva-doce é comestível , desde os verdes até o bulbo e as sementes. O chá de erva-doce é feito a partir das sementes (que também contribuem para o perfil de especiarias em algumas cozinhas indianas e chinesas). O funcho tem um sabor suave de alcaçuz, com notas doces sutis. O chá de erva-doce combate “ aflições gastrointestinais ”, incluindo “plenitude e flatulência”.

GENGIBRE

Conhecido por seu sabor distintamente forte e picante, o chá de gengibre oferece uma solução potencial para uma série de problemas gastrointestinais, incluindo náusea, indigestão, diarreia e – é claro – inchaço. O gengibre contém compostos chamados gingerols que podem ajudar a acelerar o esvaziamento do estômago e reduzir o inchaço e os gases.

Caso em questão: um grupo de 24 voluntários saudáveis ??que tomaram 1.200 miligramas de cápsulas de gengibre uma hora antes de comer a sopa viram seus estômagos, esvaziarem duas vezes mais rápido do que quando tomaram um placebo. Pesquisa para ver se tomar gengibre na forma de chá tem o mesmo efeito, mas se você gosta do sabor do chá de gengibre, por que não testar os efeitos anti-inchaço por si mesmo?

ERVA-CIDREIRA

O chá de erva-cidreira tem um sabor leve e cítrico (uma curiosidade, pois faz parte da família das mentas). Os europeus tradicionalmente recorrem à erva-cidreira para aliviar problemas gastrointestinais leves, como inchaço e gases. Faltam mais pesquisas, mas, novamente, se você gosta, não há mal em beber.

MATCHÁ

Aqui vem o chá “verdadeiro” desta lista: Matcha é um pó feito de chá verde. Este chá encorpado tem um sabor terroso, uma cor verde mais profunda e, claro, cafeína (mas menos do que no chá preto). Entre os muitos benefícios do matcha : é cheio de antioxidantes que combatem o câncer e aumenta o metabolismo, o que o torna útil para a perda de peso. Na frente do inchaço, estudos apontam para várias maneiras pelas quais o chá verde apoia a saúde gastrointestinal , incluindo melhor absorção de alimentos e redução de gases.

Por ser em pó, o matcha é preparado de forma diferente da maioria dos chás. Para fazer matcha: Coloque o pó em sua caneca, despeje a água logo após a fervura e bata vigorosamente para eliminar quaisquer pequenos grumos. Muitas pessoas adicionam leite ao matcha, e uma pequena quantidade de adoçante a gosto.

HORTELÃ-PIMENTA

O chá de hortelã-pimenta tem um sabor ousado e refrescante que não apenas combate o mau hálito, mas também alivia problemas digestivos. A chave para o sucesso deste chá na redução do inchaço é provavelmente graças a um composto de resfriamento encontrado nas folhas de hortelã-pimenta: mentol.
O mentol – o composto que dá à hortelã-pimenta seu sabor fresco característico – pode ajudar a relaxar o trato intestinal e aliviar o inchaço.

AÇAFRÃO

A cúrcuma é uma especiaria amarela ousada com um sabor pungente e amargo. Também foi descoberto que tem propriedades potentes de combate à inflamação e alívio de gases e tem sido usado na medicina tradicional chinesa para tratar dor abdominal e inchaço.

Temos algumas pesquisas para reforçar essas alegações: pacientes com síndrome do intestino irritável que tomaram de 72 a 144 miligramas de suplementos de açafrão por oito semanas viram melhorias significativas em seus sintomas, incluindo uma queda de até 25% no desconforto abdominal.

Fonte: https://nutritiouslife.com/drink-up/tea-for-bloating/slide/wormwood/



A informação contida nos artigos sobre saúde não se destina a substituir a consulta pelo profissional médico ou a servir de recomendação para qualquer plano de tratamento. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico.  
veja isso

Você vai gostar também: