Pode ser difícil pensar em iniciar conversa, especialmente em torno de novas pessoas. Mas é possível falar com qualquer pessoa se você tiver a abordagem correta. Felizmente, você não precisa ser uma borboleta social para ter uma troca envolvente, pois existem maneiras fáceis de iniciar um diálogo e conversar sobre muitas coisas diferentes. Então, vamos discutir alguns iniciadores de conversa que você pode começar a usar imediatamente!
Número 1 – Local
Este é o iniciador de conversa mais fácil. Ele permite que você se envolva no seu nível de conforto e é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas. Tudo o que você precisa fazer é encontrar algo relevante em sua área para falar. Para usar este abridor, basta fazer um comentário sobre onde você está ou perguntar à outra pessoa o que a levou até lá.
Por exemplo, você poderia dizer algo como “Este lugar é muito bom. Você já esteve aqui?” Se for um evento ou reunião, você também pode usar essa abordagem como desculpa para se apresentar perguntando como eles conhecem o anfitrião.
Número 2 – Comida
Outro bom começo de conversa é a comida. Certamente é algo com o qual todos podem se identificar e é um tema que pode ser usado para qualquer interação, seja conhecer alguém novo ou visitar um novo lugar juntos. Por exemplo, se você estiver em um festival de comida ou em um restaurante, verá coisas:
como Isso parece bom! O que você come? ou Qual prato você recomenda?
São fáceis de iniciar uma conversa. Quando você viaja para um novo lugar, você pode se informar sobre a culinária local e descobrir o que é bom para comer lá e onde conseguir. Quando você conhece alguém com as mesmas preferências alimentares, imediatamente encontra algo que ambos têm em comum. E a partir daí, você pode falar sobre comidas favoritas, restaurantes e até fracassos culinários!
Número 3 – Eventos atuais
Você também pode iniciar uma conversa falando sobre eventos atuais. Esta é uma boa opção porque é fácil encontrar algo sobre o que falar, e ambos provavelmente terão opiniões sobre pelo menos alguns dos tópicos que surgirem. Você sempre pode acompanhar o clima, mas se quiser expandir, pode compartilhar em um nível pessoal sobre as últimas notícias ou eventos futuros em sua área.
Coisas como Você já ouviu falar sobre a nova exposição no museu? ou você já esteve na nova praia que eles acabaram de abrir? são eficazes para iniciar conversas. Eles podem levar a algumas discussões interessantes que farão você se sentir menos desconfortável e mais confiante em situações sociais.
Número 4 – Férias ou viagens
Falar sobre férias e viagens é outro ponto de entrada fácil em uma conversa. Se alguém esteve de férias recentemente, pergunte sobre isso! Você pode descobrir que o destino é o que sempre sonhou e ouvir algumas histórias interessantes sobre a viagem. Você também pode falar sobre as próximas viagens!
Por exemplo, você pode perguntar: Você tem planos para o verão? Ou Que lugares você gostaria de visitar? Isso cria uma conversa divertida e envolvente. Eles podem se referir a destinos de viagem comuns ou compartilhar recomendações e dicas.
Número 5 – Hobbies
Hobbies são uma ótima maneira de conhecer alguém. A maioria das pessoas adora falar sobre seus passatempos favoritos, e você pode aprender muito sobre alguém descobrindo o que ela gosta de fazer em seu tempo livre. Você pode até descobrir que existem alguns interesses comuns entre vocês dois que podem abrir oportunidades para conversas futuras ou até mesmo se tornar a base de uma amizade!
Por exemplo, se você acabou de conhecer alguém e percebeu que ambos compartilham uma paixão pela fotografia, você pode se conectar falando sobre suas experiências fotográficas ou o equipamento que você usou. Mesmo que você não tenha nenhum hobbie em comum, não há mal nenhum em fazer perguntas como: Você está em um clube? ou O que o inspirou a fazer isso? Esta é uma maneira fácil de iniciar uma conversa.
Número 6 – Mídia
Música, filmes e televisão são tópicos populares de conversa. Existem muitos gêneros, então é fácil encontrar um terreno comum. Você pode perguntar à outra pessoa se ela viu algum bom filme ultimamente ou perguntar quais são seus programas de TV favoritos.
Se vocês dois gostam de uma determinada banda ou artista, podem falar sobre isso também. Discutir coisas como bandas ou álbuns favoritos pode ajudar a manter a conversa fluindo sem esforço. Você pode até usar a semelhança física de uma pessoa com uma celebridade como um quebra-gelo quando você se encontrar pela primeira vez!
Número 7 – Lar
O lar é onde está o coração, e é uma maneira fácil de iniciar uma conversa com alguém. Eles podem conversar sobre o país, cidade ou bairro em que cresceram. Se você notar um sotaque ou dialeto, você pode perguntar de onde eles são ou perguntar sobre as diferenças entre sua cidade natal e sua cidade atual.
Você ficará surpreso com a quantidade de informações que receberá em troca! A maioria das pessoas tem fortes sentimentos sobre sua cidade natal, seja ela boa ou ruim. E dá-lhe algo novo para falar, enquanto oferece perspectivas sobre os países uns dos outros, bem como pensamentos sobre o que os torna lugares especiais para se visitar.
Número 8 – Elogios
Elogios fazem as pessoas se sentirem bem, e é por isso que eles podem ser o quebra-gelo perfeito! Uma maneira de elogiar alguém é comentar sobre sua roupa ou aparência. Este pode ser o penteado, a joia ou o relógio. Ou talvez a pessoa tenha algo mais que se destaque; Talvez seja o seu sorriso ou a cor dos seus olhos.
Esses pequenos detalhes sobre as pessoas também merecem atenção. Outra opção é elogiar o trabalho de alguém. Se eles estiverem fazendo algo que mostre suas habilidades ou talentos, dê-lhes alguns adereços! A chave aqui é ser sincero e não exagerar. Atenha-se a um elogio bem colocado ou dois.
Número 9 – Tecnologia
Quando se trata de estranhos, digamos que alguém sentado ao seu lado em um avião ou uma longa viagem de trem, perguntar sobre sua tecnologia pode ser outra ótima maneira de iniciar uma conversa alegre. É também uma ótima maneira de aprender mais sobre a personalidade e os interesses de uma pessoa. Se eles tiverem uma marca de telefone ou tablet diferente da sua, você pode perguntar a eles sobre suas experiências com esse dispositivo ou sistema operacional específico. Você também pode perguntar se eles têm alguma recomendação para gadgets ou aplicativos confiáveis.
Número 10 – Animais
Falar sobre animais pode ser um divertido começo de conversa, já que você não encontrará muitas pessoas que não gostem deles; Os animais podem ser bobos, engraçados e fofos. E aprender de que tipos de animais uma pessoa gosta e por que ela gosta deles é uma ótima maneira de obter informações sobre sua personalidade.
Se alguém tem um animal de estimação, é provável que fique mais do que feliz em compartilhar algumas histórias sobre seu companheiro peludo. E mesmo que eles não tenham um animal de estimação, eles provavelmente não se importam de ter uma conversa alegre sobre seu cachorro ou gato de infância que levou a alguns momentos memoráveis.
Número 11 – Inconveniências
Quem nunca teve a experiência de se conectar com alguém porque foi compartilhado sobre algo? Esteja você na fila, preso no trânsito ou pagando por reparos inesperados, os pequenos aborrecimentos da vida são uma maneira infalível de fazer as pessoas falarem!
Situações como essa acontecem com frequência suficiente para que outras pessoas entendam o que você quer dizer quando reclama delas. Essas interações oferecem uma oportunidade de encontrar um terreno comum ao construir o relacionamento, oferecendo simpatia e validação.
Espero que este artigo tenha lhe dado boas ideias para futuras interações. Lembre-se de que iniciar uma conversa é apenas parte do que a torna bem-sucedida! Você também deve certificar-se de que a outra pessoa se sinta confortável e bem-vinda na discussão.
Isso significa ouvir ativamente, fazer perguntas quando necessário e evitar tópicos controversos, como religião ou política, até que você tenha a chance de se conhecer melhor.