Dezembro Vermelho começa na cidade do Rio com ações de combate e prevenção à AIDS

Tempo de leitura: 1 min

em 1 de dezembro de 2022

Dezembro Vermelho começa na cidade do Rio com ações de combate e prevenção à AIDS

O Dia Mundial de Combate à Aids será comemorado nesta quinta-feira (1º de dezembro) juntamente com o início da campanha Dezembro Vermelho. Para marcar a data, partes da cidade serão especialmente iluminadas naquela noite com a cor do mês.

São eles o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, a Passarela da Rocinha, a Prefeitura, a Cidade das Artes, o Museu do Amanhã, o MAR e os chafarizes do Parque Madureira.

No município do Rio existem 47 mil pessoas vivendo com HIV cadastradas nos serviços de saúde para receber medicamentos gratuitos do SUS. Uma média de 2.200 novos casos são registrados a cada ano, reforçando a necessidade de prevenção.

Na capital, todas as clínicas da família e centros comunitários de saúde oferecem acesso gratuito ao aconselhamento pré-teste, teste e pós-teste para HIV com acompanhamento ou profilaxia.

As unidades também oferecem os principais métodos de prevenção. Além do fornecimento de preservativos, a PrEP (profilaxia pré-exposição) é prescrita pela Atenção Primária e está disponível para retirada em mais de 100 locais.

Desde 2021, com a ampliação do acesso à rede municipal, o número de pessoas que utilizam esse medicamento aumentou em cerca de 200.

Neste mês, clínicas de família e centros comunitários realizarão atividades de orientação e promoção da saúde para fornecer informações sobre prevenção, tratamento, soropositividade, direitos dos soropositivos e saúde mental.

No final do Dezembro Vermelho, o centro especializado em doenças infecciosas será inaugurado ainda este mês na Praça da Bandeira com consultas e testagem para HIV, hepatites virais, hanseníase e tuberculose e outras especialidades clínicas afins.

As ações da campanha Dezembro Vermelho estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Governo e Integridade Pública por meio da Coordenação Executiva de Diversidade Sexual para lembrar a importância do combate à doença, investindo em pesquisas científicas e na prevenção do HIV.

Também é importante intensificar o enfrentamento dos preconceitos existentes contra os pacientes.

Fonte pesquisada: https://prefeitura.rio/saude/dezembro-vermelho-comeca-na-cidade-do-rio-com-acoes-de-luta-e-prevencao-contra-a-aids/

Você vai gostar também: