O que é apendicite

Tempo de leitura: 3 min

em 17 de maio de 2021

A apendicite  é uma  inflamação  do  apêndice. É uma emergência médica que requer quase sempre cirurgia o mais rápido possível para remover o apêndice. Felizmente, você pode viver muito bem sem ele.

O que é apendicite

A apendicite  é uma  inflamação  do  apêndice. É uma emergência médica que requer quase sempre cirurgia o mais rápido possível para remover o apêndice. Felizmente, você pode viver muito bem sem ele.

o que e apendicite

Onde está o seu apêndice?

Este tubo de tecido de 3 1/2 polegada de comprimento se estende do intestino grosso na parte inferior direita do corpo.

O que causa apendicite?

Nos Estados Unidos, 1 em cada 20 pessoas terá apendicite em algum momento de suas vidas. Embora possa atacar em qualquer idade, a apendicite é rara em crianças menores de 2 anos. É mais provável que afete pessoas entre 10 e 30 anos.

A apendicite acontece quando o apêndice fica bloqueado, geralmente por cocô, um corpo estranho (algo dentro de você que não deveria estar lá) ou  câncer. O bloqueio também pode resultar de infecção, uma vez que o apêndice pode inchar em resposta a qualquer infecção no corpo.

Quais são os sintomas da apendicite

Os sintomas clássicos de apendicite incluem:

  • Dor na parte inferior direita da barriga ou perto do umbigo que se move para baixo. Este é geralmente o primeiro sinal.
  • Perda de apetite
  • Náusea e  vômito  logo após o   início da dor de barriga
  • Barriga inchada
  • Febre

Outros sintomas menos comuns de apendicite incluem:

  • Dor incômoda ou aguda em qualquer parte da parte superior ou inferior da barriga, costas ou nádegas
  • Fazer xixi doloroso ou difícil
  • Vômito  antes de começar a dor de barriga
  • Cólicas severas
  • Constipação  ou  diarreia  com gases

Se você tiver algum desses sintomas, consulte um médico imediatamente. O diagnóstico e o tratamento oportunos são importantes. Não coma, beba ou use quaisquer remédios para dor, antiácidos, laxantes ou almofadas térmicas.

o que e apendicite

Como a apendicite é diagnosticada?

Diagnosticar apendicite pode ser complicado. Os sintomas geralmente não são claros ou semelhantes aos de outras doenças, incluindo  problemas de vesícula biliar,  infecção da bexiga  ou  do trato urinário,  doença de Crohn,  gastrite, cálculos renais, infecção intestinal e problemas nos ovários.

Esses testes podem ajudar a diagnosticar a apendicite:

  • Exame de seu abdômen para procurar inflamação
  • Teste de urina (xixi) para descartar  infecção do trato urinário
  • Exame retal
  • Exame de sangue  para ver se seu corpo está lutando contra uma infecção
  • Tomografias
  • Ultrassom

Prevenção de apendicite

Não há como prevenir a apendicite. Mas pode ser menos comum em pessoas que comem alimentos ricos em fibras, como  frutas e vegetais frescos.

Remédios Caseiros Eficientes para Apendicite

ANGÉLICA: conhecida também como raiz-do-espírito santo. Da família das umbelíferas, é uma planta herbácea. Para combater a apendicite, emprega-se 20 gramas para um 1 litro de água. Ferver por 15 minutos e tomar de 5 a 6 xícaras por dia.

CAVALINHA: conhecida como rabo-de-cavalo, milho-de-cobra e lixa vegetal. Somente encontrada em lugares úmidos, a beira dos córregos. Coloque 20 gramas de folhas e caule em 1 litro de água. Ferver por 20 minutos e tomar de 6 a 7 xícaras por dia.

CEBOLA: se fôssemos enumerar as utilidades da cebola teríamos que escrever um livro; mas destacaremos, aqui como empregá-la no combate a apendicite. Coloque 200 gramas de cebola em 1 litro de água, ferva até reduzir pela metade, coe e tome 3 xícaras em jejum, antes do almoço e à noite, ao deitar.

TOMATE: planta andina, foi levada para Europa pelos invasores espanhóis. Hoje é uma das plantas mais cultivadas no mundo. Para combater a apendicite deve-se tomar o suco de tomate 3 vezes ao dia, durante 1 mês ou fazer o chá da raiz e folhas do tomateiro e tomá-lo 3 vezes ao dia, durante um bom tempo.


Agora que você sabe o que é apendicite, compartilhe esse post com seus amigos! Veja nossos outros artigos sobre saúde.

Você vai gostar também: