Ferver ou esquentar a esponja não é suficiente para se livrar das bactérias que vivem nela. Agora você deve aprender o método correto.
Ferver ou esquentar a esponja não é suficiente para se livrar das bactérias que vivem nela. Agora você deve aprender o método correto.
Segundo o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, a esponja é o objeto mais contaminado da cozinha. Por isso, é importante cuidar da higienização de pias e esponjas para garantir a saúde da casa.
O uso correto da esponja de prato é o primeiro passo para evitar tais situações:
- Esponja sempre seca: Após lavar a louça, é bom enxaguar bem a esponja em água corrente até não sair mais espuma. Quando toda a espuma acabar, é hora de torcer bem a esponja e guardá-la em local seco para permitir que a água restante escorra.
- Jamais ensaboar: Recomenda-se usar apenas detergentes na esponja e nunca sabão (líquido ou de pedra) pois esse tipo de produto não possui propriedades bactericidas e pode transferir germes para a esponja e consequentemente para a louça.
- Fique ligado nas novidades: o mercado já oferece esponjas com tecnologia que impede a multiplicação de bactérias.
- Desinfecção diária: O microbiologista cita três métodos acessíveis para a desinfecção de esponjas convencionais, que devem ser realizadas uma vez ao dia.
- A primeira é lavar a esponja, embrulhar em papel toalha, colocar em um pires e levar ao micro-ondas por um ou dois minutos.
- Outra opção é lavar a esponja e colocá-la em um recipiente com água fervente por três minutos.
- A terceira é mergulhar a esponja em uma solução de duas colheres de água sanitária mais 1 litro de água por 10 minutos.
- Apenas uma semana: independentemente da marca ou tecnologia, a vida útil da esponja doméstica é de uma semana. Portanto, a esponja deve ser descartada após esse período.
A informação contida nos artigos sobre saúde não se destina a substituir a consulta pelo profissional médico ou a servir de recomendação para qualquer plano de tratamento. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico.