Ascite ou barriga d'água é uma condição na qual o fluido se acumula em espaços dentro do abdômen. Se for grave, a ascite pode ser dolorosa.
Ascite ou barriga d’água é uma condição na qual o fluido se acumula em espaços dentro do abdômen. Se for grave, a ascite pode ser dolorosa. O problema pode impedir você de se mover confortavelmente. A ascite pode preparar o cenário para uma infecção no abdômen. O fluido também pode entrar em seu tórax e envolver seus pulmões. Isso torna difícil respirar.
O que causa ascite?
A causa mais comum de ascite é a cirrose hepática. Beber muito álcool é uma das causas mais comuns de cirrose hepática.
Diferentes tipos de câncer também podem causar essa condição. A ascite causada por câncer ocorre mais frequentemente com câncer avançado ou recorrente. A ascite também pode ser causada por outros problemas, como doenças cardíacas, diálise, níveis baixos de proteína e infecção.
Quais são os sintomas da ascite?
Estes são os sintomas da ascite:
- Inchaço no abdômen
- Ganho de peso
- Sensação de plenitude
- Inchaço
- Sensação de peso
- Náusea ou indigestão
- Vômito
- Inchaço na parte inferior das pernas
- Falta de ar
- Hemorroidas
Como a ascite é tratada?
Uma série de etapas pode ajudar a aliviar sua ascite. Seu médico pode dizer a você para:
- Reduza a ingestão de sal. Seu médico ou nutricionista pode mostrar-lhe como seguir uma dieta com baixo teor de sódio. Evite substitutos do sal que contenham potássio. Isso ocorre porque alguns medicamentos usados ??no tratamento da ascite podem fazer com que os níveis de potássio aumentem.
- Reduza a quantidade de líquidos que você bebe.
- Pare de beber álcool.
- Tome medicamentos diuréticos para ajudar a reduzir os fluidos em seu corpo.
- Em certos casos, o médico pode precisar remover grandes quantidades de líquido do abdômen por meio de uma agulha. Isso pode ser feito se você tiver dificuldade para respirar ou se o diurético não estiver funcionando.
- Em situações muito complicadas, você pode precisar de um procedimento especial em radiologia chamado TIPS. Neste procedimento, uma conexão é feita dentro do fígado entre os vasos sanguíneos para aliviar a alta pressão que causa ascite.
Quais são as complicações da ascite?
A ascite pode dificultar comer, beber e se movimentar. Também pode dificultar a respiração. A ascite pode causar infecções abdominais, que podem causar insuficiência renal. Também pode causar hérnias umbilicais ou inguinais.
A ascite pode ser prevenida?
Certos passos para ajudá-lo a evitar a cirrose do fígado e o câncer podem prevenir a ascite.
Esses incluem:
- Pare de beber álcool.
- Mantenha um peso saudável.
- Pratique exercícios regularmente.
- Pare de fumar.
- Limite o sal em sua dieta.
- Pratique sexo seguro para diminuir sua chance de pegar hepatite.
- Não use drogas recreativas para diminuir sua chance de pegar hepatite.
Vivendo com ascite
Certifique-se de seguir os conselhos do seu médico para diminuir a ingestão de sal. Você precisará fazer isso mesmo se estiver tomando medicamentos diuréticos para reduzir os fluidos em seu corpo. Além disso, pese-se diariamente e chame seu médico se você ganhar muito peso.
Tratamentos Para Barriga D’água [Remédios Eficientes Caseiros]
AGRIÃO: O agrião em maceração é excelente remédio no combate a ascite que, na língua do povo é barriga d’água. Pegue 200 gramas de folhas de agrião, amasse-as e coloque 1/2 litro de água e deixe repousar por 12 horas. Logo após, tome de 5 a 6 xícaras por dia dessa água.
LIMÃO: proveniente da Ásia Meridional, o limoeiro é cultivado hoje em quase todo planeta. É o rei das frutas na medicina caseira, combatendo mais de 160 enfermidades. No combate a ascite emprega-se o limão em forma de suco. Tome 2 a 3 limões por dia diluído em água até desaparecer o mal.
MELANCIA: oriunda da Índia, uma das frutas bem concorridas em dias quentes, devido ao seu delicioso suco. Este mesmo suco tomado de 3 a 4 vezes ao dia (1 copo por vez), é indicado na cura do reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais.
TRAPOERABA: planta brasileira, medrando desde o Piauí até o Rio Grande do sul. Encontrada em lavouras, jardins e margens de canais. Conhecida como: marianinha, capim-gonoso, grama-de-terra, maria-mole e erva santa-Luzia. Tem um poder altamente diurético por isso é de grande eficácia na hidropsia e ascite. Emprega-se 20 gramas para 1 litro de água; ferver por 15 minutos e tomar de 5 a 6 xícaras por dia.
A informação contida nos artigos sobre saúde não se destina a substituir a consulta pelo profissional médico ou a servir de recomendação para qualquer plano de tratamento. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico.